Competências profissionais de um gestor hospitalar

um estudo comparativo entre a percepção do profissional, a percepção do estudante e o currículo

  • Sara Rios Bambirra Santos Faculdade Unimed
  • Catulo Soares Miranda Faculdade Unimed
  • Roberta Mayrink Faculdade Unimed

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar as competências necessárias a um gestor hospitalar. Utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória, que permitiu a triangulação de três fontes de dados: a percepção dos profissionais que atuam como gestores em organizações de saúde, a percepção dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia (CST) Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed e o perfil do egresso do CST Gestão Hospitalar da Faculdade Unimed. O artigo conclui que um gestor competente precisa de competências técnicas alinhadas às comportamentais, que podem ser adquiridas por meio da formação acadêmica e/ou experiência profissional. Constatou que ser competente é contingencial, cada contexto demanda uma competência específica.

Biografia do Autor

Sara Rios Bambirra Santos, Faculdade Unimed

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), pós-graduação em Gestão e Tecnologia da Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2006) e mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2009). É professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Faculdade Unimed.
Contato: sarabambirra@yahoo.com.br.

Catulo Soares Miranda, Faculdade Unimed

Graduado em Marketing e pós-graduado em Gestão Empresarial, atualmente cursando graduação em Gestão Hospitalar. Atua como Analista Comercial com experiência de 14 anos na área de relacionamento com clientes individuais e corporativos, atuando na gestão, negociação para renovação e venda de contratos empresariais no segmento de saúde suplementar. É responsável pela gestão e atendimento a uma carteira de clientes corporativos composta por 52 (cinquenta e dois) grupos empresariais de diversos segmentos, dentre estes o Laboratório São Marcos, Sicoob Credicom e Milplan Engenharia.

 

Roberta Mayrink, Faculdade Unimed

Técnica em Enfermagem e Discente do CST Gestão Hospitalar pela Faculdade Unimed. E bolsista de extensão no projeto “Liderança Transformadora” pela Faculdade Unimed desde 2019. Discente do Curso de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas.

 

Publicado
2019-06-30
Como Citar
Santos, S. R. B., Miranda, C. S., & Mayrink, R. (2019). Competências profissionais de um gestor hospitalar. Revista Científica Faculdade Unimed, 1(1), 88-102. https://doi.org/10.37688/rcfu.v1i1.30