A atenção integral à saúde no sistema unimed

desafios e tendências

  • Cloer Vescia Alves Faculdade Unimed
  • Lincoln Cubiça de Carvalho Unimed São José do Rio Preto
  • André Lúcio de Cassias Universidade Federal do Paraná

Resumo

As diversas mudanças e transformações ocorridas no campo da saúde no século XXI trazem uma série de desafios, entre eles está a necessidade de se adequar os atuais procedimentos padrão de operadoras de saúde às novas necessidades da sociedade, como o envelhecimento da população, a violência e a multimorbidade. Neste artigo, será avaliado como a Unimed poderá se adaptar a essa realidade através da promoção da Atenção Integral à Saúde (AIS), com foco maior na prevenção e na pessoa, substituindo o modelo atual cujo foco está na doença. Primeiramente faremos uma contextualização do cenário de atuação da Unimed, em seguida apresentaremos o histórico e as inovações do modelo da AIS e sugerimos maneiras de implantar este modelo nas Unimeds, destacando suas vantagens e desafios. Por fim, elencamos algumas tendências dos modelos de AIS, especialmente no que tange ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Biografia do Autor

Cloer Vescia Alves, Faculdade Unimed

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (1987), especialização em Medicina Aeroespacial pela Universidade da Força Aérea (1989) e Mestrado em Engenharia Elétrica (Biomédica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atuação na área de Clínica Médica e Medicina de Urgência (1989 a 2006). Médico de Esquadrão da Força Aérea (1989 a 2000) com mais de 1.200 horas de vôo (Unidade de Caça, Transporte de Tropa e de Busca e Salvamento - SAR). Médico de Atenção Primária desde 1990.

 

Lincoln Cubiça de Carvalho, Unimed São José do Rio Preto

Médico de Família e Comunidade, Consultor Médico, Gestor do curso de Atenção Primária à Saúde - Unimed São José do Rio Preto.

Graduação em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2009). Pós-Graduação Latu-Sensu em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade de Medicina de Valença-RJ (2010-2012), MBA em Gestão de Empresas pela FGV-RJ (2014-2016). Título de especialista em Medicina de Família e Comunidade e Endocrinologia.

André Lúcio de Cassias, Universidade Federal do Paraná

Médico de Família e Comunidade, Consultor em Tecnologia em Saúde, Professor, Gestor da Amparo Saúde

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2000). Residência em Medicina da Família, PUC-PR (2012), MBA Gestão de Atenção Primária em Saúde, Cambridge Health Aliance/FELUMA (2015).

Publicado
2019-06-30
Como Citar
Alves, C. V., Carvalho, L. C. de, & Cassias, A. L. de. (2019). A atenção integral à saúde no sistema unimed. Revista Científica Faculdade Unimed, 1(1), 19-38. https://doi.org/10.37688/rcfu.v1i1.26