Extensão universitária

diretrizes para a prática docente

  • Carolina Resende Costa Faculdade Unimed
  • Anna Gabriela Teixeira Faculdade Unimed
  • Marina Moreira de Souza Faculdade Unimed

Resumo

O presente artigo é fruto do recente trabalho de implantação do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEx) na Faculdade Unimed. Tal percurso envolveu um esforço coletivo e colaborativo, por parte da equipe técnica do NUPEx/Faculdade Unimed, para sistematizar as diretrizes e normas voltadas às atividades de extensão no atual contexto do ensino superior brasileiro. A proposta central deste trabalho é refletir sobre o papel da Extensão Universitária na formação do aluno de graduação, considerando, em especial, a portaria nº 1.350 de 17/12/2018 a qual declara homologado o Parecer CNE/CES nº 608/2018, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e institui as diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. Esse importante marco legal para o campo da extensão universitária sintetiza o trabalho realizado na última década no sentido de conceituar a extensão universitária de forma indissociável ao ensino e à pesquisa e ainda integrar os diferentes segmentos de entidades de educação superior que compõem o Sistema Federal de Educação, contemplando as dimensões avaliativas e regulatórias já em vigência no contexto do ensino superior. O presente trabalho pode ser útil a gestores e agentes mantenedores de Instituição de Ensino Superior (IES), pró-reitores, coordenadores, professores e estudantes interessados em implementar as ações de extensão no âmbito da sua IES. Acrescenta ainda uma reflexão crítica da práxis sócio-histórica da extensão universitária no país.

Biografia do Autor

Carolina Resende Costa, Faculdade Unimed

Doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Minas Gerais (2014), com doutorado sanduíche na Université Paris Descartes (Paris V). Mestrado em Psicologia (2007) e graduação em Psicologia pela PUC Minas (2003); especialização em Abordagem Direta do Inconsciente pela TIP Clínica (FELUMA, 2016) e Análise Institucional e Esquisoanálise pelo Instituto Félix Gattari (2004). É coordenadora de pesquisa e extensão da Faculdade Unimed. É professora (Prof. Adjunto IV) da PUC Minas desde fevereiro de 2009. Tem experiência na área de Psicologia Educacional, Comportamento Organizacional, Psicologia do Trabalho, Projetos Sociais e de Inclusão Social de Pessoas com Deficiência.

Anna Gabriela Teixeira, Faculdade Unimed

Graduanda em Letras pela UFMG, estagiária do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Unimed. É integrante do Núcleo de Estudos de Utopismos e Ficção Científica da UFMG, foi bolsista de iniciação científica pela FAPEMIG no projeto "Lybro de magyka (Ms. 5-2-32, Biblioteca Colombina): edição semidiplomática e estudo lexicológico" no ano de 2018 e integrou o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG como bolsista de extensão no projeto: "Arquivos literários: conservar, organizar, disponibilizar" entre 2017 e 2018.

Marina Moreira de Souza, Faculdade Unimed

Graduanda em Processos Gerenciais pela Newton Paiva, Assistente do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Unimed. Atuou nas áreas de Administração de Projetos na FUNDEP; Gestão de Campus, Infraestrutura e Obras e Supervisão de Operação de Contratos no Centro Universitário Newton Paiva.

Participou de workshops na área de Gestão na Newton Paiva; Palestras Organizacionais na FAFICH-UFMG e tem cursos de extensão em Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Assistente Administrativo, Finanças Familiares e Relacionamento Interpessoal.

Publicado
2019-06-30
Como Citar
Costa, C. R., Teixeira, A. G., & Souza, M. M. de. (2019). Extensão universitária. Revista Científica Faculdade Unimed, 1(1), 57-72. https://doi.org/10.37688/rcfu.v1i1.28