Gerenciamento de risco e visitas da qualidade no hospital

  • Diego Augusto Oliveira Universidade Estadual do Paraíba https://orcid.org/0000-0003-1754-7275
  • Priscila Monteiro Tavares de Lavor
  • Filipe Albuquerque Bezerra

Resumo

Estudo com objetivo de relatar a experiência de profissionais no gerenciamento de riscos. Utilizou-se metodologia qualitativa composta por momentos de avaliação da equipe e da experiência do paciente. Esta rotina obteve resultados positivos quanto a motivação do clima de segurança observados a partir da maior adesão aos protocolos, indicadores e mitigação de riscos. Esta iniciativa tornou-se efetiva por permitir monitoramento da segurança do paciente, mantendo ativa a consciência dos profissionais e orientação do usuário para sua incorporação na atenção.

Biografia do Autor

Diego Augusto Oliveira, Universidade Estadual do Paraíba

Graduação em Enfermagem (2007), Especialização Multiprofissional em Oncologia (2008), Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva (2013), Especialização em Gestão Integrada da Qualidade e Segurança do Paciente (2018) e Mestrado em Enfermagem (2019) .Tem experiência Assistencial e Gerencial em Enfermagem com ênfase no Ensino de Nível Técnico, de Graduação e Pós-Graduação. Experiência no desenvolvimento de Ações gerenciais integradas para Assistência multiprofissional na atenção especializada em saúde (Rede Hospitalar, Diagnóstico e Atenção Domiciliar). Atua como coordenador de gestão da qualidade do Homecare Pernambuco, é docente dos cursos de Graduação (Enfermagem, Saúde Coletiva e Educação Física - licenciatura e bacharelado) e Pós Graduação (Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Residência Multiprofissional na Atenção ao Câncer e cuidados Paliativos) do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA). É membro relator do Comitê de Ética na Pesquisa (CEP) e Parecerista Ad hoc do Comitê científico na mesma instituição. Possui como áreas de interesse: Enfermagem, Ensino em Enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Enfermagem Oncológica, Neoplasia das Mamas, Autocuidado, Quimioterapia, Educação em Saúde, Segurança do Paciente, Gestão Hospitalar, Gestão em saúde, Saúde suplementar.

Priscila Monteiro Tavares de Lavor

Enfermeira de Gestão da Qualidade / Presidente do Núcleo de Segurança do Paciente. Hospital Unimed 

Filipe Albuquerque Bezerra

Enfermeiro de Gestão da Qualidade. Hospital Unimed Caruaru. 

Publicado
2019-06-30
Como Citar
Oliveira, D. A., Lavor, P. M. T. de, & Bezerra, F. A. (2019). Gerenciamento de risco e visitas da qualidade no hospital. Revista Científica Faculdade Unimed, 1(1), 133-138. https://doi.org/10.37688/rcfu.v1i1.33

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##