• Revista Científica da Faculdade Unimed - Edição Especial Prêmio Inova+Sáude
    v. 4 n. 1 (2022)

    Prezados leitores,

    Esta edição da Revista Científica Faculdade Unimed traz uma seleção especial de artigos: os vencedores do prêmio Inova +Saúde, da Seguros Unimed.

    Os cases vêm de todas as partes do Brasil e trazem histórias de sucesso em inovação, gestão e cuidado na assistência em saúde, que podem servir de inspiração para todas as cooperativas do Sistema.
    A escolha de publicar estes cases vem da vontade de valorizar ainda mais essas iniciativas e ampliar a sua divulgação, não só para os membros do Sistema, mas para todos aqueles que tenham interesse em novas formas de pensar a gestão hospitalar e a atenção à saúde.


    Além dos cases, também trazemos uma entrevista com o presidente da Fundação Unimed e da Seguros Unimed, Helton Freitas, para falar mais sobre o prêmio e a sua importância para o cooperativismo e as OPS. Esperamos que estes cases os ajudem a desenvolver novas formas de pensar a saúde no sistema suplementar, e mais uma vez parabenizamos os participantes.
    Boa leitura!  

  • Revista Científica da Faculdade Unimed
    v. 3 n. 3 (2022)

    Prezados leitores,

    A Revista Científica Faculdade Unimed chega em 2022 com mais uma série de publicações em gestão, cooperativismo e saúde. Visando contribuir constantemente para a disseminação do estoque do conhecimento dessas áreas, gerando oportunidades de reflexão, gestação de novas ideias e impactos em outras pesquisas.

    Uma novidade importante é que a chamada para novos artigos deste periódico passará por mudanças. A partir de agora, receberemos artigos de forma contínua, durante todo o ano, não apenas quando as chamadas estiverem abertas. As publicações, no entanto, permanecerão ocorrendo quadrimestralmente.

    Neste número, abordando o tema da inovação e qualificação de equipes e processos dentro do Sistema Unimed, convidamos para uma conversa o diretor administrativo financeiro da Fundação Unimed e presidente da Unimed Participações, doutor Adelson Chagas.

    Na editoria de artigos, a pesquisa Reabilitação cardiovascular e educação em saúde: uma revisão sistemática discute a difusão do conhecimento em Reabilitação Cardiovascular e sua interação multidisciplinar na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Já o trabalho Implementação de um indicador composto como ferramenta para a gestão de custos na assistência farmacêutica procura identificar o impacto financeiro produzido por meio das intervenções farmacêuticas e aplicação de protocolos clínicos e indicadores em um hospital privado do interior de Pernambuco.

    Em Resumos de TCC, compartilhamos a produção de um aluno da pós-graduação em Administração Hospitalar da Faculdade Unimed. Intitulada como Risco de câncer associado às tomografias computadorizadas e radiografias realizadas em pacientes internados na UTI, esta pesquisa busca quantificar os exames de RX e TC realizados durante a internação na UTI. O objetivo é estimar a dose de radiação acumulada e o risco de indução de câncer associados a esses exames.

    Por fim, trazemos a tradução do artigo The Leadership Challenge, de autoria do diretor acadêmico da Faculdade Unimed, Fábio Leite Gastal. Nele, Gastal traz uma abordagem conceitual das quatro agendas que o líder do século XXI precisa ter em mente para entender o contexto organizacional da contemporaneidade.

    Boa leitura!

  • Revista Científica da Faculdade Unimed
    v. 3 n. 2 (2021)

    Prezados leitores,

    Chegamos ao último lançamento da Revista Científica Faculdade Unimed de 2021 que, tal qual seus números anteriores, traz artigos que visam contribuir para o estoque de conhecimento em gestão, saúde, cooperativismo e educação, problematizando questões importantes para estas áreas e instigando a adoção de novas ideias, métodos e formas de agir dentro das empresas, cooperativas, hospitais e instituições de ensino.

    Para este número trouxemos artigos de todas as áreas de atuação da Faculdade Unimed, saúde, gestão, cooperativismo e educação, e convidamos o Dr. Luís Paulo Tostes Coimbra, Diretor de Educação da Fundação Unimed, para compartilhar as conquistas e os próximos passos da instituição em 2022.

    Na área da saúde, o TCC  Projeto de Assistência Integral à Saúde em Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial no município de Uberaba  avalia a implementação do Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão do Município de Uberaba; já a pesquisa Contribuição dos dados contidos nos prontuários de pacientes visando a construção de indicadores de previsão de desfechos na internação hospitalar dos pacientes se debruça sobre a melhor utilização dos indicadores já conhecidos e a possibilidade de construção de novos a partir dos dados contidos nos prontuários hospitalares que visem ao melhor gerenciamento do curso do paciente em sua jornada intra-hospitalar com ênfase em antecipação ou prevenção de complicações e, consequente redução de mortalidade na fase nosocomial.

    Em gestão, Um estudo sobre os impactos da Gestão de Estoques nas Instituições Hospitalares apresenta os conceitos bibliográficos sobre a Gestão de Estoques e relata a importância da logística e do fluxo dos processos.

    Por fim, abordando o cooperativismo, temos Um estudo bibliográfico sobre o Cooperativismo de crédito como fator de desenvolvimento e fortalecimento econômico e social. Este estudo aborda o surgimento do cooperativismo de crédito no Brasil e no mundo, os principais sistemas cooperativos brasileiros, as suas especificidades e os impactos destas cooperativas naqueles se associam ou de alguma forma são afetados pelas suas atividades. Por fim, o artigo A importância da construção de uma narrativa cooperativista na comunicação interna da organização e seu papel transformador investiga o uso da a comunicação interna nas cooperativas como meio de estimular a participação dos cooperados.

    Esperamos que estes conteúdos contribuam para a sua formação acadêmica e profissional, proporcionando ideias, insights e soluções importantes para a sociedade.

    Boa leitura.