REDUÇÃO DE CUSTOS NA COMPRA DE MEDICAMENTOS DIRETAMENTE COM A INDÚSTRIA

um estudo sobre a compra direta de medicamentos com a indústria

  • Renan Willian Back Univel
  • Fabiano de Lima Tykalowitz Univel
  • Ricardo Bialeski Unipar

Resumo

As organizações tem encontrado nos últimos anos um cenário repleto de desafios crescentes em suas atividades frente a atual complexidade da chamada Sociedade do Conhecimento, necessitando de instrumentos que possibilitem aperfeiçoar seus principais recursos, relacionando estas atividades de forma a gerar inovação de valor para os diversos setores. O presente artigo tem por finalidade exibir e avaliar o resultado da redução de custos na compra dos medicamentos Humira e Synagis direto com a indústria farmacêutica. A Unimed Cascavel iniciou a compra da Humira em 2017, é utilizada para o tratamento de doenças inflamatórias, já a compra do Synagis iniciou em 2018, é destinada à prevenção de doença grave do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Seguimos a RDC Nº 44, de 17 de agosto de 2009 que dispõe sobre as boas práticas farmacêuticas para o controle sanitário, da dispensação de produtos e da prestação de serviços, que estão relacionados ao jeito de cuidar Unimed, pois o centro desta atividade é o indivíduo (beneficiário e colaborador). Os resultados obtidos mostram que com a introdução da compra direta, houve uma redução do preço médio de compra da Humira de 23,26% e o Synagis de 5,34%, na soma dos resultados houve uma redução de R$ 48.724,44 no primeiro trimestre de 2019. O projeto padronizou o modelo de compra direta, e pode ser aplicado em outras co-irmãs, trazendo redução de custos financeiros e impactos sobre diversos públicos de maneira efetiva e consistente.

Biografia do Autor

Renan Willian Back, Univel

Graduações em Administração e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Cascavel – Univel e MBA em Gestão Estratégica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Atualmente é Analista de Compras e Suprimentos na Unimed Cascavel Paraná. Experiência na área de Administração, atuando em Operadora de Plano de Saúde com ênfase em negociações, desenvolvimento de fornecedores, redução de custos e indicadores estratégicos.

Fabiano de Lima Tykalowitz, Univel

Doutorando em Administração pela PUC-PR, mestre em Administração pela Univali, graduação em Administração Hospitalar pela Unisinos, Especialização em Recursos Humanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e MBA em Gestão de Saúde pela FAE. Atualmente é professor de graduação e pós-graduação da Univel, Fundação Unimed e ESPM. Leciona as disciplinas de Teorias da Administração, Fundamentos da Administração, Serviços e Operações, Compliance, Gestão de Riscos e Gestão de Serviços Próprios. Atua nos cursos de tecnologia com aulas em EaD da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel - Univel. Superintendente de Operações da Unimed de Cascavel. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos e Administração Hospitalar.

Ricardo Bialeski, Unipar

Graduação em Administração pela Universidade Paranaense – Unipar, especialização em Gestão estratégica pela Universidade Paranaense – Unipar. Atualmente é Coordenador de Compras e Suprimentos na Unimed Cascavel Paraná. Possui experiência na área de Administração, atuando em Operadora de Saúde com ênfase em gestão de equipes, negociações e redução de custos.

Publicado
2020-02-29
Como Citar
Back, R. W., Tykalowitz, F. de L., & Bialeski, R. (2020). REDUÇÃO DE CUSTOS NA COMPRA DE MEDICAMENTOS DIRETAMENTE COM A INDÚSTRIA. Revista Científica Faculdade Unimed, 1(3), 16-28. https://doi.org/10.37688/rcfu.v1i3.78