A OUVIDORIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA SAÚDE SUPLEMENTAR

A RN 323/13 DA ANS

  • Margareth Mauricio Monteiro Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ
Palavras-chave: Ombudsman; Private Health Insurance and Plans; private health company; Regulation; Social Organization.

Resumo

Uma das mais relevantes inovações que precisamos experimentar é a capacidade de realizar uma comunicação eficiente entre cidadãos/consumidores e as organizações contemporâneas e assim mitigar conflitos. As reflexões sobre a função das Ouvidorias podem representar uma oportunidade para se construir uma linha evolutiva nesta comunicação em busca de relações de consumo de melhor qualidade, respeitando direitos e contribuindo como ferramenta de gestão. Especialmente na saúde suplementar há desafios a serem superados para que as Ouvidorias gozem de maior efetividade na execução de políticas públicas, mas sua atuação pode reforçar um canal de participação, de comunicação e de mediação num processo democrático, tendo como consequência a valorização da cidadania. Com o intuito de contribuir para o debate teórico, o propósito deste projeto foi analisar o processo de construção e atuação das Ouvidorias na saúde suplementar que teve sua exigibilidade a partir da Resolução Normativa-RN 323/13 da Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANS, e entender os desafios, potencialidades e limitações para que as Ouvidorias adquirissem maior relevância para planos privados de assistência à saúde. A partir de análises da literatura, documentos, relatórios e entrevistas qualitativas com representantes da sociedade civil, da ANS, além de Ouvidores que atuam na saúde suplementar, compreendemos que a Ouvidoria conceitualmente teria o papel institucional de representar o cidadão/consumidor e procurar ajustar interesses divergentes na busca da redução dos conflitos. Entretanto apesar dos avanços trazidos pela Legislação, na prática o cidadão/consumidor parece não se sentir representado pela Ouvidoria e ainda recorre com frequência a outros canais de representatividade como o Judiciário, ANS ou entidades de defesa do consumidor no momento em que precisa se manifestar. Há um ambiente propenso ao conflito na saúde suplementar no Brasil que vem sensibilizando o Judiciário, Ministério Público, operadoras de saúde, associações representativas do setor privado na área da saúde, ANS e pesquisadores. Esses conflitos têm as mais diferentes motivações por parte dos cidadãos/consumidores: autorização de procedimentos, exames de alto custo, internações, reajustes de preços de mensalidades entre outros. As pesquisas demonstraram também que as Ouvidorias são tidas como boas interlocutoras junto às entidades de defesa do consumidor, mas encontram dificuldades em evidenciar e prevenir conflitos dentro das próprias operadoras de saúde da qual fazem parte. Ao final este projeto oferece como produto, um conjunto de recomendações pensadas para as operadoras de saúde e ANS na busca de boas práticas para um melhor atendimento à sociedade civil, resultado de uma diretriz baseada em pesquisa, vivência e conhecimento do tema proposto no que diz respeito às Ouvidorias e a saúde suplementar.

Acesso trabalho na íntegra : https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/29111

Biografia do Autor

Margareth Mauricio Monteiro, Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ

Margareth Mauricio Monteiro, Consultora Empresarial certificada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestranda em História e Política da Escola de Ciências Sociais da FGV-RJ. Comunicóloga, Pós-graduada em Marketing e Administração, com MBA Executivo. Professora Universitária de diversas disciplinas relacionadas à gestão; formação de equipes; ética e comportamento empresarial; relacionamento com clientes. Palestrante e instrutora de treinamentos corporativos. Mais de 25 anos de experiência nas Áreas de Marketing de Serviços (Relacionamento com Clientes e CRM), planejamento e implantação de Ouvidorias. Atuação como Executiva Sênior nos setores de Saúde (Unimed-Rio), Educação (Universidade Estácio de Sá), Tecnologia (Claro Telecom) e Comunicação (Jornal O DIA). Membro da ABRAREC (Associação Brasileira de Relações com Cliente) e ABO-RJ (Associação Brasileira de Ouvidores do RJ).

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7628353392530792

Publicado
2020-10-29
Como Citar
Monteiro, M. M. (2020). A OUVIDORIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA SAÚDE SUPLEMENTAR. Revista Científica Faculdade Unimed, 2(2), 83-94. https://doi.org/10.37688/rcfu.v2i2.134
Seção
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertação e tese