TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE E HOSPITAIS DIGITAIS

A INFLUÊNCIA NA EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE

  • Raul Cardoso da Silva Neto

Resumo

Todos os anos, centenas de milhares de pacientes são vítimas de eventos adversos em hospitais no Brasil e no mundo, muitos sofrem danos irreversíveis e muitos outros vão a óbito, resultado de erros de conduta, falta de procedimentos, protocolos e diretrizes clínicas e principalmente a ausência de uma cultura de segurança do paciente.

Este estudo, realizado através de revisão bibliográfica, teve como objetivo demonstrar os benefícios que a tecnologia da informação em saúde e a implantação de processos digitais na operação de um hospital podem otimizar recursos, reduzir custos, aumentar o desempenho das equipes e, acima de tudo, promover o aumento na segurança do paciente. Este trabalho tem como base estudos bibliográficos e análise de casos.

Como principais resultados foi possível observar que através da tecnologia da informação aplicada a saúde, com a implementação de sistemas como prontuário eletrônico, sistemas de controle de administração de medicamentos, sistemas de apoio a decisão, diretrizes clínicas, etc. o índice de efeitos adversos relacionados a erros de medicação, reações adversas, entre outros, diminui consideravelmente, e o estabelecimento de protocolos e diretrizes apoiados pela tecnologia da informação aumentam a qualidade do tratamento proporcionado pelas equipes.

Publicado
2021-07-16
Como Citar
Silva Neto, R. C. da. (2021). TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE E HOSPITAIS DIGITAIS. Revista Científica Faculdade Unimed, 3(1), 65-78. https://doi.org/10.37688/rcfu.v3i1.160
Seção
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertação e tese