PERCENTUAL DE READMISSÃO DE PACIENTES NO AMBIENTE HOSPITALAR COMO PARÂMETRO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA

  • Luiz Cláudio Mota Mota Aluno MBA em Administração Hospitalar da Faculdade Unimed

Resumo

Indicadores são usados para melhorar a gestão dos serviços de saúde fornecendo informações visando tomadas de decisão. O objetivo desse trabalho é reconhecer, através de revisão bibliográfica e análise de dissertações e teses, como o percentual de readmissão hospitalar pode impactar na gestão de leitos hospitalares, conhecer as causas de maior prevalência para a (re) internação hospitalar e destacar a importância da transição do cuidado e do planejamento de ações para eliminar/minimizar as causas da reinternação, evidenciando a importância dos prejuízos gerados pelas mesmas, além do seu impacto sobre os sistemas de saúde considerando aspectos organizacionais, econômicos e sociais. Conclui-se que, apesar de diferenças metodológicas que podem causar dificuldade em sua implantação, o percentual da readmissão hospitalar serve como base para o estudo de diversas ações visando à melhoria da qualidade assistencial.

Biografia do Autor

Luiz Cláudio Mota Mota, Aluno MBA em Administração Hospitalar da Faculdade Unimed

Médico, Especialista em Medicina do Trabalho Unimed Nova Iguaçu. Trabalho de conclusão de curso elaborado como pré requisito para conclusão do MBA em Administração Hospitalar da Faculdade Unimed.

Publicado
2021-07-19
Como Citar
Mota, L. C. M. (2021). PERCENTUAL DE READMISSÃO DE PACIENTES NO AMBIENTE HOSPITALAR COMO PARÂMETRO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA. Revista Científica Faculdade Unimed, 3(1), 79-108. https://doi.org/10.37688/rcfu.v3i1.164
Seção
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertação e tese