SUSTAINABLE AND INNOVATIVE MODEL FOR DISTANCE EDUCATION IN AN INTERNATIONAL NETWORK

  • Susane Martins Lopes Garrido Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

O objetivo deste artigo é descrever um caso institucional em educação superior gerenciado e implementado pela autora e sua equipe, enquanto reitora de cursos acadêmicos e online, a partir de perspectivas como cooperação e processo de inovação, em um grupo educacional no Brasil, nos últimos três anos. O grupo será chamado de Company X, como forma de preservar sua identidade. Se trata de uma rede de universidades pan-regional atuante na América Latina e Caribe, cujo porte no Brasil é médio, contando com 55 mil alunos e duas universidades no país. O papel desta esquipe é organizado em três responsabilidades: criação de conteúdo e metodologia para todos os cursos das duas universidades; treinamento de professores para atuarem nesses cursos; e monitoramento de todo o processo (produção e operacional) da modalidade a distância. Para um modelo sustentável e inovador, foi preciso realizar um grande estudo sobre o status quo do modelo em funcionamento naquele período e, a partir desta avaliação, detectar seus pontos fortes e fracos como forma de criar dimensões e indicadores para mudanças necessárias. Baseada em algumas premissas como a regulação do ensino superior no Brasil e qualidade acadêmico, demos início a um processo para entender e promover o que seria ideal naquele modelo institucional, que será descrito aqui. Consideramos o contexto brasileiro, os índices de pobreza, dados demográficos e de educação básica, entre outros aspectos, e a partir deles verificamos a necessidade de um equilíbrio de três pilares: preço baixo, educação a distância/cursos híbridos e alta qualidade da educação. A partir de considerações macro e da identificação do que deveria ser aprimorado, como as taxas de evasão, assuntos desinteressantes, instalações ineficientes, custos e atrasos na produção, criamos o modelo de co-criação com os membros da comunidade acadêmica, professores, alunos, autores e a equipe de técnicos-administrativos. O desenho do modelo envolveu a restruturação dos papeis de diferentes equipes dentro da instituição, o uso de ferramentas gratuitas e open-source, tendências globais e a autonomia de professores e autores para a criação, desde que em acordo com a legislação brasileira e a marca da Company X.

Author Biography

Susane Martins Lopes Garrido, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação (com ênfase em Neurocognição) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e Graduada em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Atualmente é professora na Fundação Dom Cabral (MG) e na Universidade Anhembi Morumbi (SP). Integrou os Programas de Pós Graduação stricto senso em Educação e em Psicologia da UTP -Universidade TUIUTI do Paraná de 2015 à 2017/1. E integra a Pós graduação Lato senso da Anhembi Morumbi. Faz parte das Comissões de Educação a Distância do CNE (Conselho Nacional de Educação) e do INEP (Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira - MEC). É Membro da ABED e das Comissões científicas do CIAED (Congresso Internacional de Educação a Distância e da RBAAD (Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Os principais interesses de Pesquisa e de Palestras compreendem os Processos de Gestão e de Políticas Públicas em Educação a Distância Superior, e os Processos neurocognitivos inclusos em atividades digitais e virtuais. Nos últimos 4 anos foi Reitora da Estácio em SP, Diretora Nacional de Regulação e Suporte da Estácio no RJ e Diretora de Operações e Acadêmica da Estácio em Porto Alegre. Atuou na Assessoria/Representação na Diretoria de Relações Institucionais e de Sustentabilidade do Grupo Estácio (Brasil). Em 2017 e 2018 como Diretora de Gestão Acadêmica e de Virtualização da Rede ILUMNO no Brasil.

Published
2020-02-29
How to Cite
Garrido, S. M. L. (2020). SUSTAINABLE AND INNOVATIVE MODEL FOR DISTANCE EDUCATION IN AN INTERNATIONAL NETWORK. Revista Científica Faculdade Unimed, 1(3), 46-59. https://doi.org/10.37688/rcfu.v1i3.77