Prezados leitores,

Chegamos ao último lançamento da Revista Científica Faculdade Unimed de 2021 que, tal qual seus números anteriores, traz artigos que visam contribuir para o estoque de conhecimento em gestão, saúde, cooperativismo e educação, problematizando questões importantes para estas áreas e instigando a adoção de novas ideias, métodos e formas de agir dentro das empresas, cooperativas, hospitais e instituições de ensino.

Para este número trouxemos artigos de todas as áreas de atuação da Faculdade Unimed, saúde, gestão, cooperativismo e educação, e convidamos o Dr. Luís Paulo Tostes Coimbra, Diretor de Educação da Fundação Unimed, para compartilhar as conquistas e os próximos passos da instituição em 2022.

Na área da saúde, o TCC  Projeto de Assistência Integral à Saúde em Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial no município de Uberaba  avalia a implementação do Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão do Município de Uberaba; já a pesquisa Contribuição dos dados contidos nos prontuários de pacientes visando a construção de indicadores de previsão de desfechos na internação hospitalar dos pacientes se debruça sobre a melhor utilização dos indicadores já conhecidos e a possibilidade de construção de novos a partir dos dados contidos nos prontuários hospitalares que visem ao melhor gerenciamento do curso do paciente em sua jornada intra-hospitalar com ênfase em antecipação ou prevenção de complicações e, consequente redução de mortalidade na fase nosocomial.

Em gestão, Um estudo sobre os impactos da Gestão de Estoques nas Instituições Hospitalares apresenta os conceitos bibliográficos sobre a Gestão de Estoques e relata a importância da logística e do fluxo dos processos.

Por fim, abordando o cooperativismo, temos Um estudo bibliográfico sobre o Cooperativismo de crédito como fator de desenvolvimento e fortalecimento econômico e social. Este estudo aborda o surgimento do cooperativismo de crédito no Brasil e no mundo, os principais sistemas cooperativos brasileiros, as suas especificidades e os impactos destas cooperativas naqueles se associam ou de alguma forma são afetados pelas suas atividades. Por fim, o artigo A importância da construção de uma narrativa cooperativista na comunicação interna da organização e seu papel transformador investiga o uso da a comunicação interna nas cooperativas como meio de estimular a participação dos cooperados.

Esperamos que estes conteúdos contribuam para a sua formação acadêmica e profissional, proporcionando ideias, insights e soluções importantes para a sociedade.

Boa leitura.

Publicado: 2021-10-31

ENTREVISTA

Artigos

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertação e tese