O custeio por absorção e o custeio abc

um comparativo em um setor hospitalar

  • Willian Willian Maciel Martinez Faculdade Unimed
  • Marcelo Augusto Nascimento Faculdade Unimed

Resumo

Diversos hospitais desconhecem seu próprio custo e uma parcela deles utiliza o custeio por absorção, porém, esta metodologia pode distorcer o custo final dos serviços prestados devido aos rateios arbitrários. Para tanto, este artigo foi elaborado com o intuito de mensurar e quantificar a diferença real de custo entre duas metodologias de apuração: o custeio por absorção e o custeio baseado em atividades (ABC). O principal objetivo é analisar e demonstrar com riqueza de detalhes todo o processo de aplicação dos medicamentos imunobiológicos pelo custeio ABC.O tema foi abordado de forma qualitativa e seu procedimento técnico é o estudo de caso. No ABC os processos são mapeados de ponta a ponta e demonstram minuciosamente os detalhes e custos de cada atividade desenvolvida na instituição. O método de custeio baseado em atividades demonstrou ser mais eficaz no que tange ao grau de assertividade das informações.

Biografia do Autor

Willian Willian Maciel Martinez, Faculdade Unimed

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduação em Administração Hospitalar. Atualmente é Analista de Custos e Orçamentos na Unimed Campo Grande. Experiência na área de Administração, atuando em Operadora de Plano de Saúde que possui recursos próprios (hospital, laboratório, serviço de imagem e home care), com ênfase em Gestão de Custos, Projetos de Viabilidade Econômico-Financeira, Gestão Orçamentária e Gestão Financeira.

 

Marcelo Augusto Nascimento, Faculdade Unimed

Administrador hospitalar com significativo conhecimento na gestão de organizações de saúde, atuando no planejamento e reestruturação de processos em diversos setores de Hospitais e Clínicas, especialmente: Gestão Organizacional, Faturamento, Comercial/Convênios - Relacionamento com Operadoras de Planos de Saúde e Corpo Clínico. É coordenador e docente na Faculdade Unimed. Graduação em Serviço Social pela PUC Minas (1987), especialização em Administração Hospitalar pela São Camilo (1999) e MBA em Gestão de Negócios pela IBMEC (2003).

 

Publicado
2019-06-30
Como Citar
Martinez, W. W. M., & Nascimento, M. A. (2019). O custeio por absorção e o custeio abc. Revista Científica Faculdade Unimed, 1(1), 103-116. https://doi.org/10.37688/rcfu.v1i1.31