Prezados leitores,

A Revista Científica Faculdade Unimed chega em 2022 com mais uma série de publicações em gestão, cooperativismo e saúde. Visando contribuir constantemente para a disseminação do estoque do conhecimento dessas áreas, gerando oportunidades de reflexão, gestação de novas ideias e impactos em outras pesquisas.

Uma novidade importante é que a chamada para novos artigos deste periódico passará por mudanças. A partir de agora, receberemos artigos de forma contínua, durante todo o ano, não apenas quando as chamadas estiverem abertas. As publicações, no entanto, permanecerão ocorrendo quadrimestralmente.

Neste número, abordando o tema da inovação e qualificação de equipes e processos dentro do Sistema Unimed, convidamos para uma conversa o diretor administrativo financeiro da Fundação Unimed e presidente da Unimed Participações, doutor Adelson Chagas.

Na editoria de artigos, a pesquisa Reabilitação cardiovascular e educação em saúde: uma revisão sistemática discute a difusão do conhecimento em Reabilitação Cardiovascular e sua interação multidisciplinar na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Já o trabalho Implementação de um indicador composto como ferramenta para a gestão de custos na assistência farmacêutica procura identificar o impacto financeiro produzido por meio das intervenções farmacêuticas e aplicação de protocolos clínicos e indicadores em um hospital privado do interior de Pernambuco.

Em Resumos de TCC, compartilhamos a produção de um aluno da pós-graduação em Administração Hospitalar da Faculdade Unimed. Intitulada como Risco de câncer associado às tomografias computadorizadas e radiografias realizadas em pacientes internados na UTI, esta pesquisa busca quantificar os exames de RX e TC realizados durante a internação na UTI. O objetivo é estimar a dose de radiação acumulada e o risco de indução de câncer associados a esses exames.

Por fim, trazemos a tradução do artigo The Leadership Challenge, de autoria do diretor acadêmico da Faculdade Unimed, Fábio Leite Gastal. Nele, Gastal traz uma abordagem conceitual das quatro agendas que o líder do século XXI precisa ter em mente para entender o contexto organizacional da contemporaneidade.

Boa leitura!

Publicado: 2022-02-28

ARTIGOS ORIGINAIS

Artigos de revisão

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertação e tese