REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavras-chave: Doença Cardiovascular; Educação em Saúde; Recuperação.

Resumo

Diante do cenário atual de alta morbidade e mortalidade das doenças cardiovasculares (DCV), assim como da necessidade urgente de medidas de prevenção e tratamento destas patologias, associada à escassez de serviços e equipes capacitados em Reabilitação Cardiovascular (RCV), o presente estudo justifica-se ao propor uma revisão sistemática da literatura em busca de trabalhos que tratem da difusão do conhecimento em RCV, proporcionando a interação multidisciplinar na prevenção e tratamento das DCV. Trata-se de um estudo explicativo no qual foi realizada uma ampla revisão bibliográfica sobre RCV, em que foram verificadas várias lacunas nos PRCV, dentre as quais a qualificação ideal dos profissionais da área de saúde em RCV. A partir dessa revisão verificou-se uma lacuna na produção científica que relacione a educação em saúde e a RCV.

Biografia do Autor

Tatiana Rodrigues Carneiro, Faculdade Unimed

Doutora em Entomologia (UNESP - Jaboticabal) e especialista em Gestão Educacional (USP/ESALQ) atualmente é Coordenadora dos cursos de graduação da Faculdade Unimed (Belo Horizonte - MG). Possui experiência em Gestão de Soluções Educacionais, atuando no ensino superior desde 2005 como gestora e docente.

Manuella Bennaton Cardoso Vieira Rehfeld, ATTIV - Centro de Bem Estar

Mestre em Biotecnologia e Gestão da Inovação pelo UNIFEMM; Graduada em Fisioterapia pela FCMMG; Pós-graduada em Reabilitação Cardio-Respiratória pela PUC MInas; MBA em Gestão de Empresas da Área de Saúde pela FGV. Atua como professora titular no UNIFEMM e UNA, com experiência docente em graduação e pós-graduação desde 2005. Sócia-Proprietária e Fisioterapeuta Coordenadora do Serviço de Reabilitação Cardiovascular da ATTIV - Centro de Bem Estar em Sete Lagoas-MG.

Publicado
2022-04-11
Como Citar
Rodrigues Carneiro, T., & Bennaton Cardoso Vieira Rehfeld, M. (2022). REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Científica Faculdade Unimed, 3(3), 16-33. https://doi.org/10.37688/rcfu.v3i3.185